Qualidade e Normalização

O nosso compromisso com a qualidade deve-se, por um lado, à necessidade de demonstrar aos nossos clientes o nível dos produtos e serviços Climar, por outro à satisfação que experimentam todas as pessoas que integram a Climar ao realizarem correctamente o seu trabalho. Assim, a Climar mantém de forma permanente uma política de melhoria continua da qualidade que se manifesta indiscutivelmente nos seus produtos e serviços.
   
  Com referência na NP EN ISO 9001:2008, a APCER (Associação Portuguesa de Certificação) comprova e certifica o sistema de gestão da qualidade implementado na Climar, descrevendo a sua organização e os seus métodos, levando a que esta actue e organize de acordo com o proposto, proporcionando uma maior garantia qualitativa para clientes, instaladores e utilizadores finais.
   
  Os principais produtos estão certificados pela Certif (Associação para a Certificação) com a marca Produto Certificado, no âmbito dos acordos internacionais de reconhecimento mútuo CCA e LUM. A certificação com a marca ENEC é também uma realidade. ENEC é a marca de conformidade com as normas europeias, criada pelos subscritores do acordo C.C.A. (Cenelec Certification Agreement) solicitado pelo Comité Europeu de Associações de Fabricantes de Luminárias (C.E.L.M.A.). Esta marca, reconhecida em toda a Europa bem como em outros países membros. Indiscutivelmente, a aposição da marca ENEC confirma o espírito de vanguarda que caracteriza a Climar na qualidade dos seus produtos.
   
  A gama de produtos Climar é projectada e fabricada de acordo com as normas europeias EN 60 598-2-1 e especificas.
   
  Os nossos produtos satisfazem a Directiva da Baixa Tensão (2006/95/CE), sendo a sua conformidade atestada com as normas europeias através da certificação com as marcas Produto Certificado e ENEC para a quase totalidade da actual gama de produtos. Os produtos também satisfazem os requisitos de segurança expressos na Directiva da Compatibilidade Electromagnética (2004/108/CE). Este cumprimento é atestado com ensaios de compatibilidade electromagnéticos efectuados periodicamente nos laboratórios da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações).
   
  O permanente acompanhamento da evolução das especificações técnicas e normalização, bem como a estreita ligação com os diversos organismos de certificação e ensaios, resultam em produtos que satisfazem as normas internacionais em matéria de segurança eléctrica, performance técnica, de compatibilidade electromagnética e baixa tensão.
   
  No que respeita à performance dos nossos produtos, toda a gama de luminárias fabricadas possui dados técnicos e diagramas polares estabelecidos a partir de ensaios realizados no exterior por empresas e organismos reconhecidos.