Simbologia

         
certif Marca de conformidade com as Normas Europeias do Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC), aplicável a todo o material certificado pela CERTIF no âmbito do acordo CCA do CENELEC.   CE Produto projectado e fabricado em conformidade com a directiva comunitária 2004/108/CE relativa à Compatibilidade Electromagnética e com a Directiva Comunitária 2006/95/CE para equipamento de Baixa Tensão.
ENEC ENEC - Marca comum europeia concedida no âmbito do Acordo ENEC, aplicável a todo o tipo de luminárias em conformidade com as normas da série EN 60 598. Marca reconhecida em todos os países subscritores do referido acordo. 04 - Marca emitida pela CERTIF.   reciclagem Directiva Comunitária 2002/95/EC (RoHs). A partir de 1 Julho de 2006, todos os produtos fabricados pela Climar cumprem esta Directiva relativa à restrição do uso de determinadas substâncias perigosas em equipamentos electrónicos.
  classe I Classe I. Isolamento principal e protecção por ligação à terra prevista nas partes metálicas acessíveis.   classe II Classe II. Com isolamento principal e isolamento suplementar, mas sem meio de protecção por ligação à terra.
  classe III Classe III. Previsto para alimentação em tensão muito baixa.   nao cobrir Esta luminária não pode ser coberta com material isolante ou análogo.
lampada nao incluida Lâmpada não incluída.   lampada incluida Lâmpada incluída.
  casquilho Casquilho.   corte Dimensão do corte no tecto para encastrar armadura. Tolerância em mm.
  ik Índice de Resistência Mecânica. Resistência a impactos mecânicos externos.   IP Índice de Protecção. O primeiro algarismo identifica a protecção à entrada de elementos sólidos e o segundo aos lÍquidos.
  distancia Distância mínima dos objectos iluminados (em metros).   Adaptável aos módulos standard dos tectos falsos.
  volume Volume unitário com embalagem (em dm³).   peso Peso unitário aproximado sem embalagem (em Kg).
  Substituição por Lâmpadas de LED's. Este símbolo, presente junto de alguns dos produtos, significa que é possível a substituição de lâmpadas vulgares (incandescentes, halogéneo, etc ...) por lâmpadas LED's adaptáveis (com as mesmas características, mesmo suporte).   corte Segundo a norma NP EN 60598-1, as partes de material isolante que mantém em posição os elementos que transportam corrente, quer partes externas de material isolante que asseguram a protecção contra os choques eléctricos, devem ser resistentes à chama e à inflamação.
  led LED.